Sunday, September 24, 2006

PELICAN - AUTUMN INTO SUMMER




Ponto um: "The fire in our throats will beckon the thaw" é um álbum absolutamente genial. Recheado de melodias uptempo, primorosamente executadas, cheias de pormenores intricados, mas com uma base de extrema simplicidade.

Ponto dois: conheci os pelican através da rocksound há quase 3 anos. Nessa altura estavam a lançar "australasia", e no sampler que a revista trazia(o sampler era um cd com vários temas de algumas das bandas que foram entrevistadas naquela edição da revista) o tema "GW", outra melodia muito virada para uma espécie de rock instrumental, sempre com aquela acalmia característica dos pelican. No entanto nem foi aqui que eu me deixei levar pelas melodias do grupo: simplesmente achei "GW" um tema interessante, esquecendo-me de ouvir o resto, mesmo tendo em conta as boas críticas que eles receberam na loud! e afins.

Foi só com outra edição da loud!, e com os....d'zrt(!) que eu voltei a tomar atenção aos pelican. sim eu sei, 4 cromos a achar que estão a chupar guita aos putos mas afinal são eles os chupados pelas editoras, não devem ter muito a ver com a genialidade dos pelican. Quer dizer, como é óbvio, não têm nem um átomo da unha dedo mindinho do pé da irmã do zé milho(sobretudo se este tiver uma irmã com menos de uma semana de vida).

Bem, a verdade é que num editorial qualquer, o director da loud(José Rodrigues, pessoa que eu já tive o prazer de conhecer) fala no novo disco dos pelican, como um transbordar de genialidade, e inovação a todos os níveis. Eu na altura já andava com a broa à pala do último disco dos neurosis, e com os cult of luna e isis...quase só me faltavam os pelican. Então pronto, com tão boa fala, lá me decidi a ermm "adquirir" o "the fire....". Mas não o ouvi imediatamente.
Até que chega o momento certo. Vèspera de ir para a festa do avante. Dia de um concerto dos sunya(banda que já acabou diga-se), de uma miúda user do forumusica, a moon|tears. E dia de d'zrt em Torres Vedras. Tinha combinado com a minha mãe que levava a minha irmã a torres: enfardava lá com elas, e vinha para alenquer ver os sunya.

De lembrar também que de Alenquer a Torres, são sensivelmente 40 minutos. 40 minutos cheios de curvas(neste caso é mesmo literal), lombas, e camiões que não deixam um gajo ir a conduzir em condições. Eu lá fiz um suporte físico para a música dos pelican(sim eu sou bom e tal), e meti-me à estrada com a minha irmã.
Para lá não me lembro daquilo que fomos a ouvir no carro, isto muito sinceramente. Não me lembro pronto. Mas sei que não foi o "the fire..", por uma razão muito simples: o momento-chave, aquele que eu realmente recordo, foi na vinda para Alenquer. Era verão, tínhamos jantado cedo, e o sol ainda se estava a pôr. Foi o momento de colocar "The fire in our throats will beckon the thaw", no leitor de cd do carro. E foi remédio santo. Aquelas melodias soam ainda melhor quando o sol se está a pôr...pelo menos foi isso que pensei.

O genial "Last day of winter" começava o disco de forma brilhante: com aquelas guitarras distorcidas,as metódicas baterias, aquela muralha instrumental de contornos mais intensos e densos que "autumn into summer". Era o início do fascínio. Mas foi com este segundo tema que toda a perdição se consolidou: o sol punha-se, e vinha aquela luz mesclada com negritude que acabou por servir de complemento paisagístico às enormes atmosferas deste tema. Aquele início soturno, onde a guitarra toma conta da canção, para depois ir ficando de formas cada vez mais claras, para finalmente explodir num riff base extremamente belo, com claras tendências uptempo..para depois a muralha instrumental se erguer, coexistindo harmoniosamente com esse mesmo riff. è um tema que vai sempre em crescendo e que depois finaliza de forma quase apoteótica. no fundo temos aqui todos os instrumentos base, que acabam por ir dançando alegremente uns com os outros. Sendo que uns chegam mais cedo e outros mais tarde.

"The fire in our throats will beckon the thaw" foi para mim o melhor disco do ano passado. "autumn into summer" a melhor canção que o representou.e que personifica na perfeição a beleza, intensidade, e harmonia de todo o disco. Um disco genial para uma canção absolutamente genial e arrebatadora.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home